Por trás dos holofotes.
Existe um longo e detalhado processo por trás de um evento, sendo ele de qualquer tipologia. Neste texto falaremos tudo o que o participante vê e não vê na hora em que está no evento, planejamento e organização são palavras chave para que tudo aconteça de forma correta.
Com base nos materiais disponibilizados em aula e pesquisas em textos e vídeos da internet, veremos que os bastidores de um evento não é um mar de rosas, mas que no final, tudo vai ter valido a pena. Precisa de muita dedicação, organização, planejamento e flexibilidade para agir se algo acontecer fora do esperado.
Para a elaboração de um evento na área de Produção Cultural é necessário conhecer todos os detalhes do panorama desse segmento e, principalmente, os tipos de profissionais que atuam nessa área. Pois a área de entretenimento, é grande e variada, e se não dominarmos o assunto, podemos perder dinheiro, procurar um fornecedor errado ou até mesmo não realizar um evento por pura falta de conhecimento.
Contamos com muito planejamento e muita noção de logística antes, durante e depois de uma produção cultural, seja ela grande ou pequena. Pois os problemas, tecnicamente, em diversas vezes, são sempre os mesmos, o que pode variar são as proporções deles.
Para o público em geral, participantes ou convidados, o evento ocorre somente no dia, na hora e no local marcados. Mas para os profissionais envolvidos, tudo começa muito antes e termina muito depois. Dependendo do projeto, os produtores começam a trabalhar um ou dois anos antes para que no dia aconteça e depois, mais cinco ou seis meses depois para finalizar aquele mesmo evento.
É preciso pensar nos aspectos legais que envolvem uma produção artística, variam de cidade para cidade e de estado para estado. E isso não está escrito em nenhum lugar. Por isso, temos que pesquisar sempre e a cada evento.
Não existe uma formula para que tudo fique pronto de uma hora para outra, mas tem roteiro de informações e ele varia de evento para evento, conforme o tamanho, as especificidades e exigências do cliente ou do proponente. Devemos nos atentar as questões jurídicas, que muitas vezes nos impedem de seguir em frente com o nosso evento. Também precisamos entender de gestão financeira, para saber lidar com impostos, as formas e prazos de pagamentos e saber quais são todas as entidades envolvidas, como apoiadoras, patrocinadoras.
O primeiro passo para que tudo aconteça é elaborar um briefing, nele estará as informações necessárias para que o evento aconteça da forma que o cliente deseja, precisa ser bem elaborado e atualizado periodicamente, é um documento que nos ajuda em todos os aspectos das três fases do evento, pré-produção, o trans-evento e o pós evento. Com ele, os produtores conseguem ter mais autonomia e passam a ter uma visão geral do evento, desde quando a ideia surgiu até a finalização.
Nele constará:
Apresentação do projeto;
Objetivo;
Justificativa;
Público-alvo e quantidade de participantes;
Data e local;
Equipe (staff, seguranças, bombeiros, medicos);
Etapas de trabalho;
Serviços terceirizados;
Cronograma de atividades e checklist;
Orçamento;
Plano de divulgação/comercialização;
Plano de distribuição;
Plano de contrapartida.
A pré-produção começa um pouco antes do briefing, surge a partir da ideia do proponente do projeto, e então teremos o pré-evento, trans-evento e pós-evento.
No pré-evento será feito tudo o eu é necessário para que no dia todos estejam contentes pois mais um evento estará sendo entregue com êxito. E nesse momento que a equipe de produção busca contratar os melhores fornecedores, a melhor equipe e pensa, minuciosamente tendo como a maior importância a segurança de todos e entrega do evento.
Como falado anteriormente, os produtores começam a trabalhar muito antes, pois tudo precisa estar alinhado, principalmente no dia do evento, pois independente de qual seja o evento um precisará do outro, um exemplo bem simples: para um cantor se apresentar a luz precisa estar ligada e o som também, e ele não fará isso sozinho, existe uma equipe técnica para o som e outra equipe para a iluminação, cada um no seu setor, mas colaborando para que o evento seja feito da melhor maneira possível.
No pré-evento temos:
Apresentação do projeto para clientes e fornecedores;
Check List;
Envio de matérias: Flyers, teasers, convite, confirmação de presença dos participantes (RSVP), demais orientações;
Contratação e confirmação com fornecedores – agendar chegada com antecedência;
Finalização da programação do evento com horários;
Roteiro do evento;
Contatos dos fornecedores;
Roteiro DJ (músicas, clipes e iluminação);
Confecção de Banners, totens, faixas, camisetas, brindes;
Alimentos e bebidas.
O trans-evento é o momento em que falta pouco para o evento acontecer, seguido do início do evento, os ajustes finais também podem acontecer nesta etapa.
Nessa etapa temos:
Chegada dos fornecedores
Instrução aos funcionários
Organização e recepção
Montagem do espaço
Início do evento:
Coordenar por função – (responsável por hospedagem,
A&B, Sala, equipamentos, atrações e outros setores existentes no evento);
Apoio durante o evento;
Alimentos e bebidas precisam estar prontos antes dos participantes, contratados e/ou convidados;
Desmontagem;
Coordenação do Check-out.
O pós-evento é a finalização, nele temos que:
Enviar e-mail de agradecimento;
Envio do relatório do evento;
Envio do fechamento do evento: tudo o que foi previsto / realizado;
Pesquisa do evento com solicitantes;
Controlar, arquivar tudo o que for enviado e recebido do evento;
Press Release do Evento;
Atualização do portfólio.
Planejar e executar eventos é um grande desafio e necessita de profissionais com habilidade, paciência e capacidade de adaptação.
A rotina por muitas vezes é estressante, mas os resultados sempre valem a pena, você até esquece as noites mal dormidas, a correria dos dias de planejamento e do dia do evento quando vê que entregou mais um evento com excelência, que cumpriu os objetivos, agradou os participantes e idealizadores e foi um grande sucesso.
Não se pode esquecer que para os próximos eventos é imprescindível
Apostar na inovação;
Estabelecer objetivos e metas;
Cuidar dos fornecedores;
Saber planejar e organizer;
Montar cronogramas;
Definir as questões decisivas;
Calcular e respeita o orçamento;
Escolher a data com sabedoria;
Escolher o melhor local;
Divulgar muito bem o seu evento;
Valorizar o tempo;
Não deixar nada para a última hora;
Trabalhar com uma equipe eficiente;
Gerar valor aos seus patrocinadores, apoiadores e expositores;
Buscar ouvir e aprender com os feedbacks;
Aplicar questionários;
Acompanhar métricas e resultados.
O planejamento é um caminho é o aprendizado constante.
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